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Terminal de Autoatendimento: quais são as vantagens?
Já ouviu falar sobre as vantagens de um terminal de autoatendimento?
O autoatendimento não é apenas uma fase, e envolve tecnologia e inovação adaptados para uma nova realidade.
Que tal entender melhor sobre as vantagens e benefícios de um terminal de autoatendimento? Leia o texto a seguir e confira agora mesmo!
Conheça as vantagens do terminal de autoatendimento
O autoatendimento não é algo que surgiu agora no mercado. Muito pelo contrário.
Em alguns setores como os de estacionamento e bancos, por exemplo, ela já é uma realidade bem presente. Em outros, entretanto, ainda está apenas no começo.
Um dos fatores importantes responsáveis por acelerar a adoção desta tecnologia foi a pandemia de Covid-19.
Empresas que enxergavam o terminal de autoatendimento apenas como mais um ativo para agilizar a operação puderam entender na prática como esse é um canal totalmente necessário.
Nos últimos anos temos acompanhado um grande crescimento dessa tendência, encontrando terminais de autoatendimento em cinemas, redes de fast food, supermercados e afins. E isso não é por acaso.
Como o próprio nome sugere, o autoatendimento é um serviço que pode ser realizado pelo próprio consumidor, dispensando a necessidade da presença de um funcionário lhe atendendo.
Ele pode ser aplicado em diversos contextos e funções, como por exemplo vendas, pagamentos, reservas, serviços bancários e até mesmo no atendimento ao cliente de forma direta.
Para colocar esse sistema em prática, é necessário contar com a ajuda da tecnologia, e isso vai desde o software que será responsável pelo seu funcionamento até os terminais que serão utilizados pelos clientes.
O terminal de autoatendimento também vem de encontro com as expectativas das novas gerações de consumidores, pois oferecem autonomia, agilidade e eficiência, assim contribuindo com a redução de despesas e o aumento da lucratividade.
Utilizando ele, é possível dar mais liberdade ao seu cliente para que ele possa navegar pelas opções da sua empresa e fazer tudo da forma que achar melhor.
Vantagens
O autoatendimento também traz vantagens que vão além da melhor experiência do consumidor. Veja algumas delas a seguir:
1 – Baixo custo: Mesmo exigindo um investimento inicial, a médio e longo prazo o autoatendimento é capaz de reduzir custos.
Não apenas por permitir a diminuição da equipe, mas também por possibilitar um aumento da demanda sem a necessidade de acréscimos no time.
Dessa maneira, além de gerar economia de custos, ele ainda é capaz de otimizar os serviços.
2 – Segurança: O autoatendimento é capaz de trazer mais segurança, seja contra erros humanos, fraudes e até mesmo assaltos.
Isso porque todas as atividades são automatizadas e registradas no sistema, facilitando a gestão.
Como a maioria das transações são realizadas através de pagamentos digitais, como cartões de crédito, o risco de assaltos diminui no ponto de vendas.
3 – Disponibilidade: Uma das grandes vantagens é a possibilidade de estar disponível para os clientes ao longo de todos os dias da semana e 24 horas por dia.
Com os terminais de autoatendimento basta energia elétrica e internet para ter um ponto de vendas em pleno funcionamento.
4 – Presença: Os terminais de autoatendimento são capazes de tornar a sua marca ainda mais presente na vida dos clientes, além de aumentar seu tempo e disponibilidade.
A instalação do equipamento é simples e nem se compara aos custos de criar um ponto de vendas tradicional. Dessa forma, é muito mais fácil aumentar a capilaridade do seu negócio.
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Até a próxima!
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