Blog da Menno
Impressora travando com frequência? Veja as causas e como evitar este problema!
Travamentos em impressoras podem ser extremamente frustrantes, especialmente quando é necessário imprimir documentos com alguma agilidade.
Neste conteúdo, falaremos um pouco sobre as principais causas deste problema, além de apontar as melhores formas de evitá-lo.
Confira todas essas informações logo abaixo!
Impressora travando: causas e como evitar este problema
1 – Quantidade excessiva de papel
Colocar uma quantidade excessiva de papel na bandeja de alimentação pode fazer com que a impressora trave. Isso porque ela terá mais dificuldade em puxar as folhas.
A capacidade da bandeja de alimentação varia de acordo com o modelo da impressora. Portanto, verifique as especificações do fabricante para não exceder o limite máximo de folhas.
2 – Problemas com o toner (cartuchos de impressão)
Problemas relacionados ao toner (cartuchos) também podem levar a travamentos em impressoras, especialmente se tratando de impressoras a laser.
O empecilho mais comum relacionado ao toner diz respeito à quantidade de tinta presente nele. No momento em que a tinta está acabando, o toner tem dificuldade em executar a impressão, ocasionando travamentos.
Por isso, é recomendado checar o software de gerenciamento da impressora regularmente, para verificar o nível de tinta presente no item e fazer a reposição assim que necessário.
3 – Papel úmido
Muitas pessoas não sabem, mas para que uma impressão ocorra da maneira mais eficiente possível, é necessário que a folha esteja na temperatura ideal de impressão, que é em torno de 32 a 35°C.
Caso a folha esteja muito úmida, ela terá pouca maleabilidade e aderência, fazendo com que a impressora trave no momento de imprimir, ou imprima o documento com baixíssima nitidez.
Dessa forma, a maioria das obstruções na impressora tem como causa a umidade do papel.
Aliás, você já deve ter notado que esses travamentos ocorrem ainda mais no inverno, não é mesmo? Agora você sabe o porquê rsrs.
Para evitar tais problemas, recomenda-se o uso de um Desumidificador de Papel, para manter as folhas devidamente aquecidas.
São itens super acessíveis e que podem lhe salvar de algumas encrencas, afinal, caso uma peça da impressora estrague devido a algum travamento, você terá que investir “uma nota” para consertá-la.
Os Desumidificadores de Papel da Menno, por exemplo, são ótimas alternativas.
- Disponíveis nas versões: A3 e A4;
- Variações de capacidade: 1000 e 1500 folhas A3; 600 e 1500 folhas A4;
- Únicos modelos bivolt do mercado.
Para conferir mais detalhes sobre esses equipamentos, acesse o site da Menno!