Blog da Menno
Como saber se um aparelho é bivolt? Veja como identificar de forma simples!
Aparelhos bivolt são úteis, mas você sabe como identificá-los no momento de fazer a compra?
É sobre isso que se trata este conteúdo. A seguir, mostraremos como saber se um aparelho é bivolt ou não, além de outras informações relevantes sobre o tema.
Achou a ideia interessante? Então vem descobrir tudo isso com a Menno!
O que é um aparelho bivolt?
Um aparelho bivolt tem a capacidade de ser ligado em redes elétricas de 110 e 220 volts (pode variar entre 110, 127 ou 220 de acordo com a região).
Algo que pode ocorrer através da simples inversão de uma chave seletora ou de forma automática nos mecanismos internos do próprio aparelho.
Isso garante que o usuário ligue o equipamento em redes de qualquer tensão, sem haver o risco de queimá-lo ou ocorrer perda de desempenho.
Como saber se um aparelho é bivolt?
Para saber se um aparelho é bivolt ou não, é bem simples. Basta olhar na etiqueta de identificação do produto, ou conferir as informações presentes na embalagem do mesmo.
Geralmente, tal informação aparece indicada como na imagem abaixo:
Quais as vantagens de um equipamento bivolt?
As principais vantagens de um aparelho bivolt são:
- Flexibilidade de uso;
- A possibilidade de levá-los para qualquer região sem se preocupar com tensões elétricas;
- Maior segurança;
- Maior estabilidade, mesmo na hipótese de flutuações de energia.
O que acontece se eu ligar um equipamento 110V em 220V ? E vice-versa?
Ao ligar um aparelho de 110V numa rede de 220V, ele receberá o dobro de tensão elétrica, e, por consequência, queimará, caso fique ligado por mais de alguns segundos.
Tal evento pode ser ainda mais perigoso e resultar em uma sobrecarga de energia. Por isso, é necessário tomar muito cuidado.
Já ao ligar um aparelho de 220V em uma rede elétrica de 110V, ele irá funcionar com metade de sua potência original.
É possível mudar a voltagem de um aparelho?
Existem adaptadores capazes de alterar a voltagem de um aparelho para uso. São os chamados transformadores. Eles possuem a função de converter a tensão energética de entrada e saída para não causar danos nos equipamentos.
O preço desses itens varia entre R$100 a R$400 dependendo da potência suportada, o que pode significar um gasto extra, caso acabe comprando um equipamento com voltagem diferente da sua região, por exemplo.
Seu uso contínuo/diário não é indicado pois pode comprometer o funcionamento do equipamento. Por isso, é extremamente importante estar atento a esses detalhes, para não acabar tendo despesas adicionais.
Alguns equipamentos da Menno, como os Desumidificadores de Papel, por exemplo, possuem mecanismo bivolt, o que dispensa tal preocupação. (Os únicos modelos bivolt do mercado.)
A fim de ter menos problemas na sua rotina e até mesmo com possíveis mudanças, aconselhamos o uso de aparelhos bivolt, afinal, você não terá que “bater cabeça” procurando outras soluções.
E então, nosso artigo tirou todas as suas dúvidas sobre o tema? Esperamos que sim!
Siga a Menno no Instagram para acompanhar conteúdos similares e descobrir diversos outros equipamentos úteis!
voltar