Blog da Menno

05.10.23

Laminação a frio em papel: o que é, principais aplicações e mais!

laminação a frio em papel

Se você já se deparou com capas de cadernos ou cardápios plastificados, é provável que tenha encontrado produtos que passaram pelo processo de laminação a frio.

Esse método é muito útil devido à sua capacidade de melhorar a aparência e a durabilidade de diversos tipos de materiais impressos, porém muitas pessoas têm dificuldade de executar este processo manualmente sem deixar bolhas de ar sob o material.

Neste conteúdo, você entenderá como este processo funciona exatamente, e também descobrirá suas principais aplicações, além de algumas ferramentas que desempenham essa função com perfeição.

Pronto para conferir tudo isso? Então vem com a Menno!

O que é a laminação a frio em papel? 

A laminação a frio em papel é um processo de revestimento que envolve a aplicação de uma película protetora sobre a superfície do papel, conferindo-lhe maior resistência, durabilidade e um acabamento sofisticado.

Diferentemente da plastificação a quente, que requer calor para fundir uma película sobre o papel, a laminação a frio utiliza adesivos aplicados sob pressão.

Um dos materiais mais comuns usados para a laminação a frio é o popular papel contact. Trata-se de uma película autoadesiva disponível em diversas cores e texturas, perfeito para a criação de acabamentos foscos, brilhantes ou estampados. 

Comparado à plastificação tradicional, o processo a frio oferece uma aplicação mais suave e rápida.

Quais suas principais aplicações?

Apesar do processo de laminação a frio em papel ter uma ampla gama de aplicações em diversos setores, ela é comumente utilizada para aprimorar a apresentação, durabilidade e usabilidade de itens impressos, como:

  • Cardápios, cartões de visita/contato, etc: nestes itens, a laminação serve para preservar a legibilidade das informações por mais tempo e proteger os documentos contra ranhuras ou borrões;
  • Cadernos e agendas: o processo é utilizado para deixar a capa desses materiais mais resistentes à deterioração;
  • Pastas e capas de documentos: aqui, a laminação tem a função de garantir um acabamento mais profissional e uma proteção maior a documentos importantes, como ofícios por exemplo.
  • Etiquetas, marca páginas e adesivos: para esses itens, a laminação serve para deixá-los mais atrativos e resistentes à ranhuras.

Conheça algumas ferramentas que realizam essa função

O processo de laminação a frio em papel pode ser realizado através do uso de diversas ferramentas, porém, as mais conhecidas no mercado são as plastificadoras de papel

Essas máquinas, em sua maioria, são capazes de realizar tanto a plastificação a quente quanto a laminação a frio.

As plastificadoras Menno A4 2401, PLM23 X5, PLM 33 X3, Compact A3 e FGK320 possuem seletor quente/frio, ou seja, elas permitem que você escolha o método mais adequado para suas necessidades, oferecendo flexibilidade e qualidade de acabamento.

A aplicação do filme adesivo ocorre por pressão, assim que o papel passa pelos rolos internos da plastificadora, de forma plana e uniforme, evitando assim o surgimento de bolhas ou dobras.

Mas sabe o que é realmente interessante? É que a Menno possui a melhor linha de plastificadoras do mercado, contemplando desde ferramentas compactas para um uso mais casual, até equipamentos com múltiplas funções para demandas mais exigentes.

E o que é melhor ainda: todas por um excelente custo-benefício!

Gostaria de conferir nossa linha de plastificadoras? Então é só clicar no link abaixo!

Conhecer Plastificadoras de Papel da Menno!

voltar
Buscar