Blog da Menno

09.01.23

Soluções criativas com cortador de folhas

cortador de folhas refiladora RCM 5

O papel está presente em vários processos da rotina empresarial e, vez ou outra, precisa ser tratado com um cortador de folhas. As refiladoras e guilhotinas são as máquinas mais utilizadas para essa finalidade.

Ambas contêm lâminas que separam partes do material com alta precisão, sem deixar amassos ou rebarbas. O bom é que você consegue ajustar a linha de corte para diversos tamanhos e, dependendo do equipamento, criar formas exclusivas.

Que tal saber mais sobre as soluções disponíveis? Acompanhe o nosso artigo e tire suas principais dúvidas!

Quais são as aplicações do cortador de folhas?

Esse instrumento tem diversas finalidades, como reduzir as dimensões de um arquivo impresso ou remover informações desnecessárias. Ele pode ser aplicado em documentos de papel, fotos e até materiais plastificados.

Tanto a refiladora quanto a guilhotina são boas opções para fazer cortes em uma ou mais folhas de uma vez. Quanto o assunto é trabalho criativo, no entanto, a primeira se destaca por permitir um maior grau de personalização do material.

Isso explica por que a refiladora tende a ser mais adequada nos casos em que se deseja variedade de padrões de perfuração. Ela gera desde cortes simples até contornos diferenciados, como bordas curvas ou linhas pontilhadas. 

Que tipo de corte o cortador de folhas faz?

Refiladoras e guilhotinas permitem separar partes de várias folhas de uma só vez (a média fica entre 5 e 10 unidades). Isso traz agilidade na hora de customizar materiais em empresas e demais espaços que lidam com grandes volumes de papelada.

Outro ponto favorável desses equipamentos está na perfeição do corte, que é produzido com o auxílio de navalhas bastante afiadas. Dessa forma, basta que o usuário posicione muito bem o papel na área indicada que nada ficará torto. 

Veja, a seguir, os principais padrões que podem ser obtidos com um cortador de folhas.

Corte reto

É o mais popular de todos por conta de sua versatilidade. Precisou diminuir a borda de um arquivo ou dividi-lo em diferentes partes? Basta inseri-lo em uma guilhotina ou refiladora e passar a lâmina no local desejado.

Corte ondulado

Esse padrão é exclusivo da refiladora, tanto que ela se tornou a opção favorita de quem desenvolve projetos de papelaria criativa. Isso não impede, claro, que muitas empresas também aproveitem o efeito diferenciado.

Nesse caso, como o próprio nome diz, é um corte que ocorre em forma de onda, compondo bordas curvas que se tornam atrativas em cartões, convites e outros materiais comemorativos.

Corte serrilhado

O cortador de folhas também pode ser seu aliado na composição de materiais que precisam ter partes destacadas, a exemplo de cartelas para rifas, recibos e comprovantes, cupons de sorteio, entre outros. 

Isso é possível graças à navalha que realiza um corte serrilhado, também presente apenas na refiladora. Esse padrão gera um aspecto pontilhado, intercalando trechos perfurados com partes intactas do papel.

Vinco

Apesar de não ser um tipo de corte, esse padrão merece destaque por facilitar a dobra correta de diversos materiais. É uma função que faz um vinco no papel, pressionando a região desejada até fique bem marcada.

São muitas aplicações interessantes, concorda? Agora que você conhece as principais utilidades de um cortador de folhas, já pode ir em busca do equipamento mais adequado para suas necessidades.

Por falar nesse tipo de produto, aproveite para conhecer a refiladora de papel criativa da Menno.

voltar
Buscar