Blog da Menno

20.12.23

Quais são os tipos de encadernação? Conheça os mais utilizados!

tipos de encadernação

A arte da encadernação é uma prática milenar que evoluiu muito ao longo dos séculos, trazendo diferentes estilos e técnicas cada vez mais práticas e modernas para agrupar e preservar documentos. 

Nesse contexto, conhecer os principais tipos de encadernação é algo essencial para escolher a forma ideal para cada tipo de projeto. 

Neste conteúdo, a Menno irá revelar os métodos mais utilizados, trazendo exemplos de aplicações além de uma dica extra super relevante. 

Curioso para conferir? Então acompanhe o restante do texto!

Veja alguns dos principais tipos de encadernação

1 – Brochura: É o tipo de encadernação comumente utilizada em livros, onde as folhas são separadas em cadernos, e estes recebem uma costura individual em sua lombada, ao fim os cadernos são unidos, fresados e colados em uma lombada maior que faz parte da capa, que pode ser tanto com capa mole (encadernação lombada quadrada) quanto capa rígida (encadernação capa dura). 

2 – Canoa: também conhecida como encadernação grampeada, é caracterizada pelo grampeamento das folhas na lombada, permite que o documento abra completamente. É comumente utilizada em revistas e livros com menor número de páginas.

3 – Wire-o: esse método, as folhas são perfuradas geralmente com furos quadrados ou retangulares e unidas por um garras duplas de arame, permite que o documento abra completamente. É uma das técnicas mais utilizadas, devido a sua versatilidade para gramaturas e quantidades de papel.

4 – Cogumelo: utilizando anéis de encadernação, que podem ser plásticos ou metálicos, as folhas recebem um furo em T ou furo cogumelo, onde ao fim os aneis se encaixam para fixar todas as folhas. Esta encadernação é a mais versátil de todas, pois permite que as folhas sejam removidas sem rasgar e recolocadas novamente 

5 – Espiral: utilizando espirais de plástico ou metal, as folhas recebem furos redondos, permitindo que o documento abra completamente. É um método bastante utilizado por ser um dos mais práticos e acessíveis para maiores quantidades de folhas.

6 – Hot melt ou termoencadernação: envolve a aplicação de uma cola termoativada na lombada das folhas, garantindo uma ligação firme e durável.

7 – Copta: uma técnica rústica e artesanal que utiliza costura exposta na lombada, criando um visual distintivo e uma ligação consistente, similar à brochura, os maços de papel são divididos em cadernos e costurados individualmente, após as costuras se unem sem serem cobertas por uma lombada quadrada ou de capa dura..

8 – Japonesa: similar a Copta, essa técnica utiliza uma série de costuras com nós para unir as folhas como um todo, criando um recuo de lombada firme com costuras e amarrações, resultando em um acabamento elegante e funcional.

9 – Fichário: a mais acessível de todas, as folhas recebem 2 ou 4 furos e são encaixadas em um fichário que possui ferragens com fácil abertura e fechamento por pressão, permitindo facilmente a remoção ou inserção de novas folhas. Muito utilizada para arquivamento de documentos. 

Conheça as encadernadoras da Menno!

Agora que você descobriu os principais tipos de encadernação, que tal conhecer as encadernadoras da Menno?

Nossos equipamentos foram desenvolvidos para atender desde as demandas de encadernação mais básicas até as mais exigentes. 

Algumas das principais vantagens da nossa linha de encadernadoras são:

Está esperando o que para conhecer? Acesse agora o site da Menno para explorar as diferentes opções!

voltar
Buscar